sábado, 9 de maio de 2009

As lendas originais dos vampiros

Existem lendas de vampiros desde 125aC, quando ocorreu uma das principais histórias conhecidas de vampiros. Foi uma lenda grega. Na verdade pode-se afirmar que esse tenha sido o primeiro registro por escrito, pois as origens do mito se perdem séculos e séculos atrás quando a tradição oral prevalecia. Lendas sobre vampiros se originaram no oriente e viajaram para o ocidente através da Rota da Seda para o Mediterrâneo. De lá, elas se espalharam por terras eslavas e pelas montanhas dos Carpathos. Os eslavos têm as lendas mais ricas sobre vampiros.
Elas estavam originariamente mais associadas aos iranianos e à partir do século VIII é que se espalharam por terras eslavas. Quase na mesma época em que essas histórias começaram a se difundir, iniciou-se o processo de cristianização da região, e as lendas de vampiros sobreviveram como mitos muitas vezes associados ao cristianismo.

Mais tarde, os ciganos migraram para o oeste pelo norte da Índia (onde também existem um certo número de lendas sobre vampiros), e seus mitos se confundiram com os mitos dos eslavos. Os ciganos chegaram na Transilvânia pouco tempo depois de Vlad Dracula nascer em 1431. O vampiro aqui era um fantasma de uma pessoa morta, que na maioria dos casos fora uma bruxa, um mago, ou um suicida.Vampiros eram criaturas temidas, porque matavam pessoas ao mesmo tempo em que se pareciam com elas. A única diferença era que eles não possuíam sombra, nem se refletiam em espelhos. Além disso podiam mudar sua forma para a de um morcego, os tornavam difíceis de capturar e bastante perigosos. Durante a luz do dia dormiam em seus caixões, para à noite beber sangue humano, já que os raios eram letais para eles. O método mais comum era, pela meia noite, voar por uma janela na forma de um morcego e morder a vítima no pescoço de forma que seu sangue fosse totalmente sugado. Os vampiros não podiam entrar numa casa se não fossem convidados. Mas uma vez que eram poderiam retornar quando bem entendessem. Os vampiros eslavos não eram perigosos somente porque matavam pessoas, (muitos seres humanos também faziam isso) mas também porque suas vítimas, depois de morrerem, também se transformavam em vampiros.

A característica mais temida dos vampiros era o fato deles serem praticamente imortais. Apenas alguns ritos podiam matar um vampiro como por exemplo: transpassar seu coração com uma estaca, decaptá-lo ou queimar seu sangue. Esse tipo de vampiro também é o mais conhecido, por ter sido imortalizado na figura do mais famoso vampiro de todos os tempos, o Conde Drácula, de Bram Stoker.

22 comentários:

  1. é verdade...pesquisa em tudo q site de vampiros o verdadeiro vampiro pelo q intendi foi dracula

    ResponderExcluir
  2. Será que é verdade essa história?
    Nossa que confução...

    ResponderExcluir
  3. Acho que não, talvez há pessoas que disseram ser vampiros, mas eram pessoas normais..sei la, eu nao acredito naao ;/

    ResponderExcluir
  4. bom não sei não..mas acho que acredito nessas lendas,mitos..tudo de diferentes coisas sobre vampiros lobisomes acredito em tudo sobre esse tema

    ResponderExcluir
  5. boom eu tentrei num site qe confirma a existencia e mostra tbm os clãs olheem:
    http://lord-nosferatu.planetaclix.pt/Main.htm

    ResponderExcluir
  6. Nossa,adorei d verdade essas lendas,assim pude compreender mais sobre os temidos vampiros,ou simplesmente seres sugadores de sangue,*-*!!!

    ResponderExcluir
  7. prazeer sou : JHÒNN`Y
    acrediitee quandoo vejoo filmes de vampiro`s
    sabee vem uma sensaçâo um desejooo de ser um VAMPIRO. intende o vampirismoo acaba comigoo
    queriia seer um stiilooo DRÀCULA e morà numm CASTELOO. na trânsilvaniia na hungria.
    a magnetude da IMÒRTÀLIDADEE. a descenciia do BLOOD na taçaa. a palidez m atraii + è uma pena que tudu isso seja umas simples lendas,(mitos) pra seria o simple`s prazeer da vidaa viveer eternamentee transa para sempree. o VAMPIRISMOO às vezes me tràs sonhos de vampiro`s ylove o vampirismo eo CREPUSCULOO foi sensacionall melhoor no momentoo. atè + seguidores

    ResponderExcluir
  8. um simple`s imoortal seria a minha decadenciia
    vive pelos SÈCULOS. isso è FRUSTANTE pra mim o VAMPIRISMOO a parte da trasformaçââoo + è dificil acredita na idèia de mitos e lendas. nâo sou nada do que um simples humanoo buscando o vampirismo a IMORTALIDADE .atravès dos SÈCULO`S. fuiii .codinome LESTAT

    ResponderExcluir
  9. àh c eu vivesse .
    no mesmo sèculoo que vlad dràculaa.
    se ele fosse um vampiiro e è claro que vampiros sâo imoortais. sei naum serà que vlad vivee.

    ResponderExcluir
  10. asssa dexem de se ridículos issu é um livro e uma merda de filme e vcs acreditam mesmo nisso tdu...............aaafff vão procura um namorado(a)

    ResponderExcluir
  11. vampiros existem d verdade?
    pois se existir eu quero ser um

    ResponderExcluir
  12. Bom as vezes eu penso se existe mesmo um vampiro...pois todos dizem que o único vampiro que existiu foi o Drácula, mais vai lá sabe se ele naum deixpu nenhum membro?
    nossa eu amo história de vampiros e tb amo os filmes...toda vez que eu assisto eu sinto tipo uma fremesia por mim...amoooooooooo
    mais mesmo assim se existir um vampiro eu quero ser uma...amo os donm's desses seres sobrenaturais...Amo Rob e amo Tay♥♥♥

    ResponderExcluir
  13. mto legal isso eu qeria ser uma vampira...
    IMORTAL...

    ResponderExcluir
  14. Eu acredito que vampiros e outros coisas sobrenaturais existam,mas esssa lenda ai pra mim não colou!Essa deve ser mais uma lenda que as pessoas invetam para tentar explicar o inexplicavel!eu acho que os vampiros são como está no filme!

    ResponderExcluir
  15. Eu acredito em vampiros sim.
    Não tenho medo, mas com certeza esta lenda esta errdada; não pode ser.
    Amo Robert Pattinson, pena q ele não é um vampiro de verdade!
    Gosto muito de histórias de vampiros, mais não sou tão das de lobisomens,lobisomens é coisa antiga; do tempo da minha vó.
    Espero que me entendam não consigo escrever o q acho e sinto sobre vampiros.

    ResponderExcluir
  16. eu adorei o filme ele e muito bom eu gostei muito ele fala: e se eu nao for o super-heroi?e se for o vilão e muito bom temkil

    ResponderExcluir
  17. eu nunca acreditei em vampiros mais tambem se vampiros existissem iria ter vaarios casoss de pessoas mortas por eles e tds nos saberiamos q eles existissem!!!

    ResponderExcluir
  18. msm abendo q sao so lendas eu sou super fã deles adoro todas as lendas...

    ResponderExcluir